Quem sou eu

Minha foto
Teresina, PI, Brazil

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Doce JUJUBA !!

Jujuba,bala Toffee,Dulcora,Juquinha, Soft,Supra Sumo, Sugus,  .....todas remetem à infância, doce infância...nostalgia sem fim!!!
Mas, sem dúvida, a que perpetuou nas festas infantis e é um item [quase] obrigatório até hoje, é a deliciosa e clássica JUJUBA.... heheheh
Prática, versátil, gostosa e colorida, é uma aliada na decoração de qualquer mesa de festa.
Há quem faça verdadeiras obras de arte com essas balinhas de goma e não conheço quem não aprecie um doce tão simples e atemporal.





Eu também me aventurei em acrescentar as Jujubas na Festa da Alana; pensei em algo mais ou menos assim:




Como será no sábado....ainda tenho tempo para 'remodelar' a minha singela decoração de mesa....rs.Inclusive, já refiz os cartões,porque resolvi deixá-los sem a data [na foto, coloquei a data real do aniversário dela].

Há tempos que eu tenho essa receita e,sinceramente, não me recordo a fonte [perdão!!!]. Nunca cheguei a testá-la, mas depois de todo encanto com as Jujubas da Alana nessa tarde... fiquei com vontade! hehehe
Vou incluí-la na minha lista "Receitas para Testar" e depois posto aqui,ok?


Receita de Bala de Jujuba

Ingredientes:

  • 1 colher(es) (sopa) de cremor tártaro
  • 125 gr de araruta
  • quanto baste de essência de abacaxi
  • quanto baste de essência de laranja
  • quanto baste de essência de limão
  • quanto baste de anilina
  • quanto baste de essência de morango

Preparação:

Com o açúcar e duas xícaras de água, fazer uma calda grossa. À parte misturar o cremor com a araruta e desmanchar em um copo de água, quando a calda estiver grossa tirar do fogo e misturar nela a araruta e o cremor de tártato dissolvidos, levar novamente ao fogo mexendo sempre até aparecer o fundo da panela, dividir em quatro pratos fundos untados com manteiga, em cada parte colocar uma essência e uma cor, fazer rolinhos cortar com uma tesoura e passar no açúcar cristal.
Rende aprox. 100 balas.